A fabricante Volvo possui fluxo comunicacional descendente, com as informações repassadas dos superiores para os colaboradores por meio de murais por exemplo, bem como a forma horizontal, com reuniões e diálogos para acolhimento de ideias e realização de projetos. Há ainda o fluxo ascendente, com a disponibilidade de fornecimento de feedback's dos funcionários para o departamento/setor ao qual está atribuído. Na comunicação interna, a troca de informações entre os funcionários se dá através de sistema intranet, onde informações destinadas para diversas pessoas chegam através de um canal fechado, restrito para integrantes da empresa, além também da comunicação via e-mail. Como destaque, a empresa possui desde sua instalação no Brasil, no fim da década de 70, uma revista de circulação interna, denominada ''O viking'', de frequência bimestral, com informações e novidades da fabricante. Para tratativas informais há ainda a comunicação direta via telefonema ou troca de mensagens. Já na comunicação externa, a empresa divulga seus produtos por meio de seu site oficial, redes sociais, e a revista "Eu Rodo" e disponibiliza para potenciais clientes meios de comunicação diretos, como e-mail e whatsapp. Há também um telefone gratuito para usuários de seus produtos sanarem dúvidas e solucionarem problemas. Um possível problema que anteriormente possa ter ocorrido na comunicação interna é a falta de um canal rápido para troca de informações e avisos, que pôde ser resolvido com a introdução de um grupo fechado de troca de mensagens por aplicativo. Para a fabricante, a eficaz comunicação interna e externa é de suma importância para o bem-estar organizacional e o alcance de seus objetivos.
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