Era 1927 quando surgia na Suécia uma pequena fábrica dedicada inicialmente para automóveis. Nascia ali a Volvo. Em pouco tempo, iniciou-se a fabricação de caminhões e logo depois ônibus, tornando-se uma multinacional ao se expandir, chegando a outros países da Europa. Em 24 de outubro de 1977 é inaugurada a primeira fábrica da Volvo no Brasil. Situada em Curitiba, a multinacional veio com a pretensão de revolucionar o transporte de cargas e de passageiros, fabricando caminhões e chassis / motorização para ônibus, sendo uma marca de referência e qualidade que busca sempre a inovação.
Em 1992 ocorre o lançamento do primeiro veículo biarticulado do Brasil, tendo centenas de unidades produzidas até hoje, sobretudo para Curitiba.
É também na cidade natal da Volvo do Brasil que foi recentemente apresentado o primeiro biarticulado elétrico do Brasil, o Volvo BZRT, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, que destaca-se também por ser o maior veículo elétrico do mundo.
O Grupo Volvo é um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões,
ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais. Com
sede em Gotemburgo, Suécia, emprega cerca de 95.000 pessoas, tem
fábricas em 18 países e atua em 190 mercados. Além da sede em Curitiba - PR, onde produz caminhões, ônibus e motores, há
unidades também em Pederneiras - SP (produção de equipamentos de
construção) e São José dos Pinhais - PR (centro de distribuição de
peças). Ao todo, são cerca de 5.000 funcionários diretos no país, sendo mais de 4.400 na matriz de Curitiba.
https://transportemundial.com.br/volvo-88-anos-de-historia-onibus-e-caminhoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário