Adaptado de: https://www.autodata.com.br/noticias/2024/08/06/volvo-buses-produzira-dois-novos-chassis-em-curitiba-em-2025/75792/
NOTÍCIA
PORTFÓLIO | Conheça nossos produtos no segmento de ônibus.
NOSSA HISTÓRIA
Era 1927 quando surgia na Suécia uma pequena fábrica dedicada inicialmente para automóveis. Nascia ali a Volvo. Em pouco tempo, iniciou-se a fabricação de caminhões e logo depois ônibus, tornando-se uma multinacional ao se expandir, chegando a outros países da Europa. Em 24 de outubro de 1977 é inaugurada a primeira fábrica da Volvo no Brasil. Situada em Curitiba, a multinacional veio com a pretensão de revolucionar o transporte de cargas e de passageiros, fabricando caminhões e chassis / motorização para ônibus, sendo uma marca de referência e qualidade que busca sempre a inovação.
Em 1992 ocorre o lançamento do primeiro veículo biarticulado do Brasil, tendo centenas de unidades produzidas até hoje, sobretudo para Curitiba.
É também na cidade natal da Volvo do Brasil que foi recentemente apresentado o primeiro biarticulado elétrico do Brasil, o Volvo BZRT, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, que destaca-se também por ser o maior veículo elétrico do mundo.
O Grupo Volvo é um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões,
ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais. Com
sede em Gotemburgo, Suécia, emprega cerca de 95.000 pessoas, tem
fábricas em 18 países e atua em 190 mercados. Além da sede em Curitiba - PR, onde produz caminhões, ônibus e motores, há
unidades também em Pederneiras - SP (produção de equipamentos de
construção) e São José dos Pinhais - PR (centro de distribuição de
peças). Ao todo, são cerca de 5.000 funcionários diretos no país, sendo mais de 4.400 na matriz de Curitiba.
https://transportemundial.com.br/volvo-88-anos-de-historia-onibus-e-caminhoes/
FALE CONOSCO
E-mail: contato@memorialdaseguranca.com.br
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A fabricante Volvo possui fluxo comunicacional descendente, com as informações repassadas dos superiores para os colaboradores por meio de murais por exemplo, bem como a forma horizontal, com reuniões e diálogos para acolhimento de ideias e realização de projetos. Há ainda o fluxo ascendente, com a disponibilidade de fornecimento de feedback's dos funcionários para o departamento/setor ao qual está atribuído. Na comunicação interna, a troca de informações entre os funcionários se dá através de sistema intranet, onde informações destinadas para diversas pessoas chegam através de um canal fechado, restrito para integrantes da empresa, além também da comunicação via e-mail. Como destaque, a empresa possui desde sua instalação no Brasil, no fim da década de 70, uma revista de circulação interna, denominada ''O viking'', de frequência bimestral, com informações e novidades da fabricante. Para tratativas informais há ainda a comunicação direta via telefonema ou troca de mensagens. Já na comunicação externa, a empresa divulga seus produtos por meio de seu site oficial, redes sociais, e a revista "Eu Rodo" e disponibiliza para potenciais clientes meios de comunicação diretos, como e-mail e whatsapp. Há também um telefone gratuito para usuários de seus produtos sanarem dúvidas e solucionarem problemas. Um possível problema que anteriormente possa ter ocorrido na comunicação interna é a falta de um canal rápido para troca de informações e avisos, que pôde ser resolvido com a introdução de um grupo fechado de troca de mensagens por aplicativo. Para a fabricante, a eficaz comunicação interna e externa é de suma importância para o bem-estar organizacional e o alcance de seus objetivos.